Capacitação de lideranças é destaque na programação de Janeiro Branco

31/01/2025 | Institucional

Neste início de ano, o desenvolvimento de iniciativas para a conscientização e prevenção da saúde mental é um dos destaques do Grupo Açotubo e faz parte da campanha Janeiro Branco, movimento que ressalta a importância dos cuidados emocionais. 

Para isso, a empresa implementou uma programação voltada para os profissionais de gestão, com palestra no dia 23 e um módulo dedicado ao assunto para ser cursado no decorrer do ano.

“Entendemos que é fundamental o engajamento da liderança para o desenvolvimento de cada iniciativa. Assim, foi pensado um módulo de aprendizagem para que as nossas gestoras e os nossos gestores possam compreender e abordar o assunto com suas equipes, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida de nossos colaboradores”, explica Larissa Bassi, HR Business Partner do Grupo Açotubo.

A temática saúde mental foi inserida na Academia de Liderança, projeto implementado na empresa para qualificação e atualização de profissionais de gestão, com o objetivo de ampliar conhecimentos para que os líderes possam impulsionar as atividades e conversas sobre os cuidados de todos no ambiente de trabalho.

A executiva ainda reforça que: “além do preparo para solucionar os desafios do dia a dia, é importante ampliar ainda mais a capacidade de receber, acolher, encaminhar e acompanhar cada profissional por meio de metodologia preventiva, ressaltando também os canais de apoio psicológico”. 

No caso da palestra, intitulada “Saúde Mental e Responsabilidade da Liderança”, o foco foi ressaltar a importância da segurança psicológica, da formação de equipes e dos comportamentos da liderança. A apresentação foi conduzida por Mariana Holanda

A especialista é considerada a primeira diretora de saúde mental do mercado dentro de uma multinacional e tem uma trajetória de transformação cultural, gestão de conflitos e implementação de processos inovadores. 

Outras ações do Janeiro Branco

Ampliando o debate, a palestra “Janeiro Branco: o que fazer pela saúde mental agora e sempre?” foi disponibilizada para mais de 950 profissionais que atuam na empresa e conduzida por um player da área de seguros e saúde, reconhecido no mercado nacional. 

Realizada no dia 24 de janeiro, em formato híbrido, a apresentação abordou formas práticas e eficazes de cuidar do lado emocional no dia a dia, com foco na prevenção e no autoconhecimento.

A empresa já disponibiliza aos colaboradores dois benefícios voltados para os cuidados com a saúde e o bem-estar: o Wellhub e o convênio com o Psicologia Viva, parcerias que, respectivamente, visam estimular a prática de atividades físicas e o apoio psicológico sempre que necessário.

Acompanhe mais novidades do Grupo Açotubo nas redes sociais e no blog.