Grupo Açotubo é destaque no SKA Connect como case de sucesso

06/06/2024 | Eventos e Parcerias

Recentemente, o Grupo Açotubo foi reconhecido pela SKA, empresa voltada a soluções tecnológicas e sustentáveis para a indústria 4.0, como um case de sucesso pela implementação do sistema MES (Manufacturing Execution System), que possibilita mais eficiência produtiva nas operações industriais. 

A ferramenta tem como objetivo identificar e medir o tempo ocioso dos maquinários, acompanhar os status de funcionamento, prazos de parada e o período ideal para manutenção.

O reconhecimento durante o SKA Connect foi muito positivo, como conta Luiz Carlos Fernandes, Diretor Industrial do Grupo Açotubo: “Foi uma honra representar a empresa neste evento, ainda mais por ser o ano de comemoração do aniversário de 50 anos. O SKA Connect é reconhecido como um dos mais importantes encontros de transformação digital na indústria, que é feito anualmente com a presença de grandes empresas.”

O gestor acrescenta que “a participação se deu em um painel intermediado por um representante da SKA, um da Açotubo e uma outra empresa do ramo siderúrgico, tendo como objetivo apresentar e debater como foi o processo de implementação do sistema no chão de fábrica, a curva de aprendizado, a interação das pessoas e os resultados obtidos”.

A ferramenta Syneco, da SKA, que opera na matriz do Grupo Açotubo e auxilia na geração de dados de OEE (sigla em inglês para Eficácia Geral do Equipamento), requer uma curva de aprendizado e de possíveis customizações.

“A melhoria da eficiência dos nossos equipamentos é o grande avanço observado após a implementação. Além disso, a nossa pontualidade de entrega avançou positivamente com o aumento do OEE e gostaria de pontuar também um resultado que dificilmente se coloca nesta questão, que é um novo dinamismo na operação, com a automação da coleta de dados ”, conta Luiz Carlos Fernandes.

O reconhecimento vem após os diversos investimentos feitos pelo Grupo, visando a melhoria contínua nas operações e o aumento da satisfação dos clientes.

Acompanhe mais novidades no blog e nas redes sociais.