Neste ano, 5 novos profissionais passaram a reforçar o departamento de Tecnologia de Informação (TI) da Açotubo. Eles formam a primeira turma do Programa de Estágio para Formação de Programadores, criado pela empresa, com o objetivo de recrutar novos talentos para atuação no setor, que tem recebido uma série de investimentos. Exemplo disso, neste ano, estão previstos R$3 milhões em melhorias para a área.
As vagas disponibilizadas possibilitaram o ingresso dos colaboradores no início deste ano. Para conhecer mais sobre essa iniciativa, o Diretor de Controladoria, Finanças e T.I, Edson Souza, conta detalhes, confira:
Quais critérios foram utilizados para preencher as vagas de estágio disponibilizadas pelo Grupo Açotubo?
Edson Souza: Para preencher as vagas, recrutamos e selecionamos estudantes que estão cursando Ciências da Computação, Análise de Sistemas ou Desenvolvimento de Sistemas em universidades de São Paulo, Guarulhos e proximidades, oferecendo a oportunidade de realização de estágio remunerado no Grupo Açotubo para que possam vivenciar o ambiente corporativo, praticar os seus conhecimentos teóricos, demonstrar o seu potencial e, assim, identificarmos quais possuem mais aptidão em programação de sistemas para integração ao nosso time técnico de Analistas e Desenvolvedores de Sistemas.
Neste ano, abrimos 5 vagas e o programa tem duração prevista de até 2 anos, podendo neste interim ocorrerem efetivações e novas oportunidades de estágio.
Para quais áreas as vagas de estágio foram criadas?
Edson Souza: As vagas foram criadas para as áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Sustentação em T.I.
Quais foram os principais requisitos para os candidatos?
Edson Souza: Para participar do processo, o requisito era estar cursando Ciências da Computação, Análise de Sistemas ou Desenvolvimento de Sistemas, a partir do 2º semestre, em universidades de São Paulo, Guarulhos e proximidades.
Para preencher as vagas, buscamos pessoas analíticas, com bom relacionamento interpessoal, boa comunicação escrita e verbal e proatividade.
O processo de seleção foi aberto?
Edson Souza: Sim, totalmente aberto e conduzido pela área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Grupo Açotubo.
Quando começou o processo de seleção?
Edson Souza: Para a implantação do programa, iniciamos o processo de Recrutamento e Seleção em novembro de 2022 e os candidatos selecionados começaram a atuar no Grupo Açotubo no início deste ano.
Como a empresa tem feito o acompanhamento dos profissionais?
Edson Souza: Além das orientações e acompanhamento diário feito pelos profissionais do setor, eles recebem feedbacks mensais e, a cada 6 meses, ocorrem avaliações, permitindo que os aprovados estendam seu contrato de estágio por um ou mais ciclos ou que sejam efetivados caso tenhamos vagas disponíveis.
Como é a rotina de estágio do programa?
Edson Souza: Algumas das principais tarefas são a realização de análises em ambientes de desenvolvimento, leitura e entendimento de requisitos de especificações técnicas, programação em linguagem C-Sharp, PLSQL, entre outras.
Foi feito algum investimento especificamente para a criação do programa?
Edson Souza: Sim, os investimentos foram voltados para a aquisição dos recursos necessários, como notebooks, licenças, entre outros, para desenvolvimento dos trabalhos com qualidade.
Qual a importância de fomentar a busca por novos talentos e capacitação em uma empresa que valoriza a evolução tecnológica?
Edson Souza: Este programa de estágio em T.I. é pioneiro dentre as demais áreas do Grupo Açotubo e reforça a nossa busca contínua por talentos e evolução tecnológica. Seguimos com o nosso compromisso social ao “abrir as nossas portas” e dar oportunidade para que os jovens ingressem no mercado de trabalho formal.