O ano de 2022 foi marcado por muitas implementações de tecnologia, aquisição de maquinários, desenvolvimento de programas de capacitação e a conquista da certificação ISO 14001, que propõe o Sistema de Gestão Ambiental. No total, foram investidos R$ 33 milhões em melhorias, visando atender com a máxima eficiência, qualidade e pontualidade.
Para você conhecer quais foram os principais movimentos da empresa no período, confira alguns destaques:
Tecnologia
Após o reconhecimento em 2021 como uma das 100 empresas mais inovadoras pelo desenvolvimento do Siga 360 – plataforma para gestão de relacionamento com o cliente – os investimentos em sistemas para digitalização e maior controle operacional continuaram.
Nos últimos doze meses, o Bigdata com Data Lake, que traz recursos e dados para facilitar decisões de negócios; a Unificação de ERP Global (IFS); a utilização do Sistema Comex Global Narwal, para automatização de tarefas de comércio exterior; a implantação do Chatbot, para ampliar o atendimento aos clientes; e a instalação do EDR (Endpoint Detection and Response), para reforçar a segurança da informação e da infraestrutura de TI, passaram a fazer parte da rotina empresarial.
Produção
A transformação digital também passa pela produção. Um dos exemplos é a implantação do software Syneco, programa para acompanhamento do desempenho operacional das máquinas, incluindo os tempos de parada e manutenção. Aquisições de novos maquinários como o Novo Centro de Usinagem, o Torquímetro Digital e o Braço Tridimensional Hexagon também movimentaram o ano da empresa.
“Em 2022 renovamos 80% nossa planta de corte com equipamentos atualizados aumentando nossa performance produtiva visando atender as demandas quantitativas e qualitativas cada vez mais agressivas, disponibilizando produtos para vários nichos de mercado”, afirma Rubens Ortolani, Diretor da Divisão de Distribuição e Logística.
Logística
Após a implantação de balança e canhoto digitais em 2021, o setor também recebeu investimentos neste ano, para melhor atendimento aos clientes. “Dentre eles, podemos ressaltar o agendamento de retiradas on-line, criação de área destinada exclusivamente para as operações logísticas de carga e a liberação dos motoristas no ato da pesagem”, acrescenta Ortolani.
RH
O departamento foi responsável por contratações para projetos pontuais e manteve o mesmo patamar de colaboradoras e colaboradores do ano anterior.
Outros destaques da atuação foram os investimentos em capacitação, com a disponibilização de novos cursos com foco em saúde mental, segurança do trabalho e diversidade e inclusão, na plataforma on-line Universidade Açotubo; e treinamentos com base em técnicas de vendas e atendimento e gestão de clientes para a Área Comercial, na Academia de Vendas.
Reforçaram também o aprendizado: o Projeto Conexão 48+, para formação de profissionais de acordo com a cultura e valores da Açotubo e o programa de desenvolvimento da liderança, que teve como pilares o feedback autodirigido e a empatia com a equipe.
Responsabilidade Social
A área de Responsabilidade Social também teve notoriedade no ano. Além do tradicional apoio à Corrida e Caminhada Graac e ao Projeto Sonhar Alto, a empresa passou a integrar o conjunto de parceiros da Amigos do Bem, auxiliou ONGS que atuaram no atendimento às regiões atingidas pelas fortes chuvas, caso do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco e desenvolveu ações como Páscoa Solidária, Campanha do Agasalho e Festa de Dia das Crianças.
Para 2023, o Grupo Açotubo planeja ampliar os investimentos em 10%, (R$ 36 milhões) para seguir fomentando áreas de produção, logística, TI e qualidade para atuação de acordo com a manutenção do meio ambiente.
Em breve destacaremos as perspectivas para o período. Continue acompanhando as notícias.