No dia 23 de novembro, o Grupo Açotubo, por meio da Incotep, realizou um workshop voltado para a área de mineração, apresentando os principais equipamentos, disponibilizados pela empresa, para projetos que envolvem geotecnia e obras estruturais.
Entre eles, soluções como monobarra, threadbolt, spliset, tirantes autoinjetável/autoperfurante, cordoalhas, enfilagens, estaca helicoidal, tubos de revestimento, telas metálicas, e equipamentos para locação fizeram parte da apresentação.
Durante o workshop, também ganharam destaque outras aplicações para o segmento de mineração, como a linha especial de flanges, pestanas, juntas entre os acessórios amplamente utilizados para a montagem de dutos nos mais variados projetos.
Para o Gerente Nacional de Tubos e Conexões, Willians Cintra, workshops como este possuem papel muito importante. “O Grupo Açotubo sabe que sem a proximidade com seu cliente, não conseguirá evoluir em qualquer setor. Entender o que o mercado precisa e como a empresa, com o seu portfólio de produtos, pode contribuir para o trabalho desenvolvido por cada cliente, é de suma importância para perenidade e manutenção do atendimento, inclusive em um segmento tão importante como é o de mineração. Estamos empenhados em criar parcerias técnicas com fornecedores e clientes”.
Entre as soluções desenvolvidas, a cadeia de produtos revestidos em poliuretano (PU) e tripla camada de polietileno, permitiu a ampliação da atuação do Grupo para o segmento de mineração, disponibilizando aos clientes uma experiência completa.
A linha de produtos para prevenção e combate a incêndio, lançada neste ano, também ganhou espaço no evento. Foram apresentadas as conexões ranhuradas, que possibilitam o direcionamento mais simples, otimizando a tubulação e facilitando o processo de instalação; e também, as conexões de saída mecânica em TEE’S, onde o tubo de derivação pode ser construído a partir do principal sem solda.
Outro assunto em destaque foi o Projeto Qualificar, que tem o objetivo de oferecer ferramentas simples e práticas que garantem grandes diferenciais na performance de equipamentos, segurança dos usuários e retorno para os investidores.
Além disso, a conferência e controle dos insumos siderúrgicos na mineração é outro ponto importante do projeto, voltado para orientar e prevenir fraudes e adulteração de normas e de materiais.
O workshop também contou com a presença do Gerente de Engenharia da Worley, Humberto Ramos, que apresentou a palestra “Maximização da eficiência energética nos grandes projetos de mineração”, tema diretamente ligado às práticas ESG do setor, um dos principais pilares do Grupo Açotubo.