Em busca da manutenção constante e da melhoria contínua da qualidade e seus processos, que consequentemente impactam na eficiência e eficácia dos serviços, dos produtos e dos atendimentos aos clientes, o Grupo Açotubo anuncia o lançamento do Programa de Melhoria Contínua.
A novidade, que passa a fazer parte da rotina, inclui todas as divisões e departamentos, reforçando o compromisso de todos com a melhoria contínua de suas atividades e de seus respectivos resultados, tais como a otimização e eficiência operacional, assertividade na primeira vez, cumprimento de prazos, desenvolvimento pessoal e profissional, dentre outros pilares que tornaram a companhia uma referência no mercado de distribuição de produtos siderúrgicos e soluções.
A iniciativa caminha conjuntamente com um outro programa já existente, o Programa 5S, que tem servido como base para uma filosofia de melhoria contínua e promovido transformações na cultura da empresa. De origem japonesa, essa filosofia aborda 5 sensos que sustentam a base da melhoria contínua, sendo estes os sensos de utilização, organização, limpeza/saúde, padronização e disciplina/autodisciplina.
“O novo Programa estimula ainda mais os profissionais em prol da melhoria dos processos e, desta forma, em como podem aprimorar suas atividades. Resumindo, tem como objetivo desburocratizar as etapas operacionais para atender melhor o cliente e reduzir o tempo de atividade, trazendo mais agilidade e assertividade no trabalho”, explica Cristiano Pereira da Silva, especialista em analista de melhoria contínua no Grupo Açotubo, contratado para atuar no setor. Além dele, junta-se à equipe Carlos Eduardo Rocha da Costa, analista de melhoria contínua.
A concepção surgiu a partir da consultoria de uma empresa referência no mercado, o que despertou o interesse da gestão em desenvolver uma área própria de atuação para acompanhamento dos serviços, pesquisas e para sugestões de soluções visando a otimização. “Com o Programa, o Grupo passa a ter ganhos com eficiência e se mantém sempre atualizada considerando o momento da globalização, competitividade e adequação aos procedimentos internacionais”, reforça Silva.
Já o analista Carlos Eduardo acrescenta que “estabelecer um canal de comunicação de sugestões de melhorias entre os especialistas (colaboradores que estão no dia-a-dia executando suas atividades) e a organização, possibilita entender uma situação atual (As Is) e como essa poderia ser melhorada (To Be), e, por meio de métodos estruturados coletar informações/dados, planejar e promover as mudanças, desenvolver as pessoas por meio de treinamentos , e padronizar os resultados positivos e reiniciar este ciclo (PDCA) de melhoria”. Não deixe de conhecer as próximas novidades da Açotubo acessando o site e também o LinkedIn da empresa.