Como divulgado nos capítulos anteriores da Série “50 Anos da Açotubo”, os novos e importantes contratos com empresas referências no mercado e o aumento do portfólio foram passos importantes para que o Grupo conquistasse o reconhecimento nacional como uma das principais distribuidoras de produtos siderúrgicos. Mas outra iniciativa marcou o processo de expansão: o investimento em filiais em diversos estados. A decisão possibilitou o escoamento de produtos com maior agilidade logística e o atendimento de norte a sul do país.
A habilidade varejista dos irmãos Luiz, Ribamar e Wilson Bassi, adquirida graças à experiência no campo e, posteriormente, no comércio em São Paulo, sinalizou que, para o atendimento adequado dos clientes, era preciso desenvolver uma estrutura de distribuição e logística, principalmente com foco no relacionamento com empresas de pequeno e médio portes espalhadas pelo território nacional.
As primeiras filiais surgiram em Curitiba (PR) e em Canoas (RS) e possibilitaram a aproximação com o mercado da região Sul. Elas foram criadas em 1996 e, assim como as demais, planejadas como se fossem “mini-matrizes” do Grupo.
Nos seis anos posteriores, a expansão no Sudeste marcou a história da companhia com a instalação da filial Minas Gerais em 1999. O Rio de Janeiro também ganhou filial em 2002, no município de Duque de Caxias. A instalação completou duas décadas de existência no estado fluminense, no ano passado.
Durante o ano de 2011 o Grupo promoveu a abertura de outras unidades: em Sertãozinho, interior de São Paulo e em Caxias do Sul (a segunda no estado do RS).
No ano passado, o interior paulista foi palco da inauguração do escritório em Piracicaba. E em janeiro de 2023 o Grupo inaugurou sua primeira filial em Joinville no estado de Santa Catarina. Atualmente, o Grupo Açotubo possui dez unidades de negócios em território nacional além da matriz localizada em Guarulhos (SP).
No próximo mês, confira mais curiosidades sobre o Grupo Açotubo na Série 50 anos.