Conheça a história da fundação da empresa
O Grupo Açotubo completará 5 décadas de atuação em 2024. Como forma de celebrar a data histórica e possibilitar a você conhecer alguns dos fatos interessantes que contribuíram para o desenvolvimento e expansão dos negócios, a partir deste mês, tem início uma série de conteúdos mensais sobre a trajetória da empresa.
Considerada, atualmente, uma das referências na distribuição de produtos siderúrgicos nacional e com atuação em países como Peru e Colômbia, o Grupo, graças ao espirito empreendedor dos fundadores, e de profissionais de gestão e produção segue registrando crescimento e modernizando as operações e preza por manter pilares de origem como: comprometimento com o foco do cliente, prazo, qualidade, atendimento e responsabilidade social.
A trajetória histórica destacará desde a fundação da empresa, personagens que foram fundamentais para o crescimento da empresa, parcerias, aquisições, expansão até as iniciativas recentes.
Seja bem-vindo(a) a esta jornada e ótima leitura!
Nasce a Açotubo
O ano era 1967, quando os três irmãos Bassi responsáveis pela fundação do Grupo Açotubo – Luiz Bassi, Ribamar Bassi e Wilson Bassi – vieram a São Paulo, após experiência na cafeicultura.
Descendentes de imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil, no final do século XIX, em busca de melhores perspectivas e atuaram na agricultura em municípios do interior de São Paulo e do Paraná, eles iniciaram as atividades profissionais no campo em continuidade ao trabalho dos antecedentes, até que uma geada e uma praga atingiram a lavoura, fato que os obrigou a buscar novos caminhos.
A escolha foi vir para a cidade, atendendo a decisão das irmãs Maria, Denir e Edna. Recém-chegados na capital paulista, os irmãos tiveram uma série de experiências que os ajudaram a desenvolver habilidades para o comércio. Trabalharam no varejo local, em feira livre, venderam produtos de laticínios e tiveram uma pequena banca de jornal como forma garantir o sustento da família.
A entrada no mercado siderúrgico aconteceu quando Wilson informou a Luiz e Ribamar, que a empresa de aço especiais, onde passara a trabalhar como office-boy – a Guelfi – de propriedade de um primo, precisava de investimentos. Na ocasião, Ribamar atuava na Gufer, que produzia chapas de aço, também de um primo, e havia conseguido ingressar no SENAI.
Decidiram então investir o dinheiro que guardavam proveniente da venda das terras no Paraná, que a família havia conquistado ao longo dos anos de trabalho na zona rural.
A ideia de fundação da Açotubo surgiu após a decisão envolvendo o capital. Com os dividendos recebidos após um ano da aplicação das economias, montaram a própria distribuidora de aço carbono.
Em 1974, a empresa começou a dar os primeiros passos no mercado de distribuição de aço, em um terreno de 250 m2, localizado na Vila Maria, bairro da Zona Norte de São Paulo, onde foi instalada a primeira máquina de corte da empresa.
Foi, então, o começo da trajetória no mercado siderúrgico.
Quer saber mais? Continue acompanhando o blog. No próximo mês, dois personagens importantes no início da jornada de sucesso da empresa e o surgimento do nome Açotubo ganharão destaque. Confira! Siga também as nossas redes sociais.