Série 50 anos da Açotubo 

17/05/2024 | Institucional

Os primeiros anos da segunda geração e o crescimento da empresa

Em 50 anos de história, o Grupo Açotubo passou por períodos marcados por muitas mudanças políticas e econômicas em âmbito nacional e internacional. Todo o cuidado e empenho dos fundadores (1ª geração) foram fundamentais para que a companhia registrasse crescimento ao longo dos anos.  

O movimento tem tido continuidade com a segunda geração, formada por Bruno Bassi (CEO), Caroline Bassi (acionista), Vinicius Bassi (gerente de marketing), Nathália Bassi (coordenadora de Governança Corporativa, Familiar e Responsabilidade Social) e Larissa Bassi (HR Business Partner), conforme apresentado no conteúdo anterior. Em 2022, a empresa registrou, pela primeira vez, o faturamento de R$ 2 bi, recorde desde a sua fundação.     

Um dos pilares importantes para a conquista foi o processo de sucessão organizado e desenvolvido durante anos, e que resultou na promoção de Bruno Bassi ao cargo de CEO, após o profissional somar 20 anos de experiência no Grupo e passar por diferentes setores da empresa. Segundo o executivo: “Fizemos, nos últimos anos, os maiores históricos da companhia em termos de resultados”. 

Parte do alcance, de acordo com o gestor, “também se deve aos ensinamentos da primeira geração, que têm sido fundamentais para estratégias de expansão de mercado e diversificação do portfólio”, aliados aos investimentos em tecnologias, que possibilitaram a modernização e otimização do processo operacional.

O CEO recorda que os primeiros anos da segunda geração foram bastante difíceis, já que, em 2020, o mundo vivia um cenário de incertezas diante da pandemia de Covid-19. 

Os desafios foram inúmeros e exigiram muita estratégia para manter os profissionais em segurança, seguindo à risca todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgão de saúde e adaptando as operações para o atendimento ao mercado. 

O crescimento do Grupo Açotubo

Com a mudança de geração, os fundadores Luiz, Ribamar e Wilson Bassi passaram a  atuar no Conselho de Administração da empresa. Além disso, os irmãos assumiram cargos em outras empreitadas, como é o caso da Trialle e da Tirreno, empresas do segmento imobiliário e financeiro e que também fazem parte do grupo.

Entre os movimentos recentes que marcaram o crescimento da Açotubo, estão:  

  • Parceria da Incotep com a peruana SPG, entrando no mercado do Peru e da Colômbia;
  • Joint venture VTI criada com a Vallourec (Vallourec Tubos para Indústria);
  • Nova unidade em Piracicaba;
  • Unidade de negócio em Salvador;
  • Unidade de negócio em Goiânia;
  • Assinatura da intenção de compra da SPG pelo Grupo Açotubo.

Acompanhe mais no blog sobre a série de 50 anos do Grupo Açotubo, que traz um panorama da trajetória da empresa no mercado, os perfis dos fundadores Ribamar, Wilson e Luiz Bassi, além de inúmeras histórias de sucesso e podcasts para quem acompanha o setor.